Ajude um cão sênior
Como tenho uma senhorinha dentro de casa e pelo fato de atender muitos animais velhinhos, decidi colocar algumas dicas de como cuidar melhor dos cães que estão na melhor idade.
Sim, melhor idade para eles e para nós, os sortudos de tê-los por perto por tanto e quanto mais tempo for.
No meu Instagram, fiz uma série de postagens sobre a Síndrome da Disfunção cognitiva, também conhecido como Demência ou Alzheimer Canino (veja nos destaques).
E aqui deixo alguns links que podem ser úteis:
Teste a audição do seu cão: estudos apontam que a perda de audição é um sinal de alerta!
Estudos mostram que cães que perdem o foco facilmente podem ter disfunção cognitiva.
Relação da disfunção cognitiva com outras questões clínicas.
Animais que ficam frustrados facilmente podem sofrer de perda cognitiva.
Espero que as dicas e os links ajudem a vocês cuidarem melhor e mais facilmente de seus peludos.
Retribua a eles um pouquinho do amor que eles deram a vida toda a vocês.
Alimentação Natural Crua
Trata-se de uma dieta que tem como inspiração a consagrada dieta BARF (Comida Crua Biologicamente Apropriada), criada em 1980 por um médico veterinário Australiano que recriava grosseiramente a composição de uma presa na sua dieta e com isso conseguiu que seu cão vivesse por 29 anos.
Com base nos milhares de adeptos em vários países da Oceania, Europa, além de Canadá e Estados Unidos, onde a BARF faz muito sucesso, e a partir de inúmeras pesquisas é que se chegou a atual proporção adequada da Alimentação Natural Crua, que usa os famosos Meaty Bones ou Ossos Carnudos, que combinados a carnes musculosas e com pouca gordura, vísceras, verduras e alguns legumes levemente cozidos se transformam na dieta que mais se assemelha a dieta dos antepassados nos animais domésticos, estimulando o sistema imunológico, estimulando a perda de peso, trazendo a saúde periodontal pela prevenção de tártaro e diminuição do mau hálito.
É uma dieta muito prática de ser elaborada, ideal para "pequenos lobos" de tutores que não se importam em manusear comida crua e que estão certos dos benefícios que este tipo de dieta traz para seus animais.
Há normas de segurança alimentar que têm que ser seguidas corretamente para se evitar maiores problemas neste tipo de dieta.