top of page
can-dogs-eat-cucumbers.jpg
Veg-basket-012.jpg
istock_photo_of_puppy_eating_carrot.jpg
forkingbiscuitsbest-1024x738.jpg
frida5.jpg
dog-eating-carrots.jpg

Os termos Alimentação Natural, também chamados  de  AN, dieta caseira balanceada ou dieta bio-apropriada são termos para designar a mesma categoria de dieta. Trata-se de uma alimentação calculada a partir de alimentos comuns do dia a dia, mas de forma a atender as necessidades nutricionais  e os marcadores padronizados por índices internacionais como NRC e Fediaf, que são orgãos que definem as necessidades nutricionais para cada fase de vida de cães ou gatos.

 

Trata-se de uma dieta com ótimos níveis de proteína animal, acrescida  de legumes e verduras, tudo isso em perfeito equilíbrio para que o seu animal aproveite o MELHOR de cada alimento, fazendo assim com que ele tenha mais sáude, disposição para brincadeiras e minimização da predisposição a algumas doenças, pela melhora contínua do sistema imunológico.

 

A dieta quando elaborada de forma correta, proporciona  saúde, bem estar e longevidade ao seu animal, além de ser muito mais apetitosa para aqueles bichinhos de paladar mais seletivo.

O que é a Alimentação Natural ?
DSCF2616_edited_edited_edited
forkingbiscuitsbest-1024x738.jpg
can-dogs-eat-cucumbers.jpg
S0062775_edited
frida5.jpg
Veg-basket-012.jpg
istock_photo_of_puppy_eating_carrot.jpg
Meu pet vai comer a comida que eu como?

Não!!! De forma alguma é aconselhável dar restos de comida ou uma comida feita sem nenhum conhecimento ou de forma desbalanceada a seu pet. Ao invés de ajudá-lo, você vai estar mesmo é prejudicando o seu bicho.

 

Muitas pessoas pensam que a Dieta Caseira é uma dieta a base de arroz, peito de frango desfiado, carne moída e batata. Mas estão enganados, esse tipo de dieta é deficiente e não faz nenhum bem ao animal.

 

Só traz saúde ao seu bicho de estimação aquela alimentação com equilíbrio entre ingredientes e  em proporções adequadas, proporções estas que são recomendadas a partir de estudos e pesquisas feitas por inúmeros pesquisadores ao redor do mundo, que vem desde muito tempo, estudando os benefícios em se oferecer dieta caseira, com alimentos frescos e reais, aos animais.

 

Existem vários alimentos que nós comemos que fazem muito mal aos animais, como o chocolate, o caldo de carne industrializado, a uva ou a cebola por exemplo. Por isso, é importante que você saiba que a  Dieta Bioapropriada é uma dieta feita a partir de ingredientes que consumimos, mas é uma dieta específica para o seu animal, não a comida que você e sua família comem.

 

 

Mas, ração não é a melhor opção?

Depende! Se você não for seguir a risca tudo que for recomendado para uma dieta equilibrada e quer fazer a sua maneira a refeição para o seu cão, ou acha que seguir um cardápio é uma grande bobagem,  sim, a ração ainda é a melhor opção.

Se você acha que vai perder tempo preparando a comida do seu pet e que isso não vale a pena, sim, a ração também é uma boa opção.

 

Agora, se você é uma pessoa questionadora e dedicada, tire suas conclusões a partir do que vem agora:

 

A História da Ração

 

A ração surgiu em 1860, mas era vendida enlatada e foi uma fórmula criada para suprir as necessidades nutricionais do cão. Durante a crise da Segunda Guerra Mundial, as latas (que eram de ração) passaram a ser destinadas a armazenar as rações dos soldados e  foi aí que em 1957, foi lançada  a ração seca em forma de grãos, da forma que conhecemos.

 

Tudo o que não serve para consumo humano, acaba indo parar na ração do seu cão ou gato.

Os principais ingredientes proteicos são a farinha de vísceras (estômago, tripas, pulmões, cabeça e pés de galinha) a e a carcaça de bovinos.

 

Para dar energia, usa-se carboidrato e as principais fontes são quirera de arroz, que são aqueles grãos de arroz sem casca e quebrados. Como é rica em fibras, a quirera ajuda na formação do bolo fecal, facilitando a digestão. 

A ração também recebe soja e milho. Na maior parte das vezes, transgênico.

Para que a mistura tenha sabor, é adicionado um hidrolisado de carne, que é como o caldo de carne que usamos em casa. Este, é feito a partir de tecidos e orgão bovinos derretidos a partir do acréscimo de enzimas proteolíticas (que quebram e desfazem o tecido da carne,  tornando-a líquida).

O aspecto colorido e apetitoso (Para os humanos, pois para o pet não faz diferença) é garantido pelos corantes que são adicionados a ração, porém, não antes de se adicionar Dióxido de Titânio, que faz pela mistura o que a água oxigenada faz pelos cabelos: descolore.

 

Para se manterem conservadas, são adicionados aditivos sintéticos como BHT e BHA (proibidos em alguns países, devido a estudos demonstrarem que são cancerígenos).

 

Esta mistura passa por alguns passos onde finalmente é levada ao canhão extrusor, onde há alta temperatura, pressão e umidade.

 

 

Agora, vamos as perguntas:

  • Por que usar um alimento com conservantes se você pode oferecer uma dieta a partir de alimentos frescos? 

  • Você acha que um pediatra recomendaria um alimento industrializado e com tantos conservantes para seu filho ? E por que você oferece esse tipo de comida ao seu cão ou gato?

 

  • A falta de água em um alimento seco, não traz prejuízos?

 

 

Como se não bastasse, podemos questionar  o preparo da ração. Muitas vezes há receitas muito boas, mas não a garantia de que ela esteja sendo executada pela fábrica.

 

O prazer de oferecer uma comida de verdade, com ingredientes que poderiam ser consumidos por seres humanos, com ítens nutritivos, saborosos e saudáveis e que com toda certeza vão trazer o bem estar do seu animal é algo que está ao nosso alcance e não é nada complicado.

 

É claro que, mais uma vez,  para aquelas pessoas que não tem tempo ou disposição para prestar atenção no que realmente está sendo oferecido ou não querem se dedicar a seguir uma dieta elaborada ADEQUADAMENTE, seguindo todas as orientações de um profissional capacitado na área, a ração ainda continua sendo a melhor opção.

 

Há também a opção de se fazer cardápios esporádicos, para apenas alguns dias da semana, se o tutor preferir, o chamado mix feeding. Quando um nutricionista animal é consultado, ele considera inclusive os alimentos que podem ser misturados a ração sem fazer disso um problema. 

 

Então, terei que cozinhar para meu pet todos os dias?

 

Não. Não é necessário preparar a comida do seu animalzinho todos os dias. Há quem opte por fazer isso, mas definitivamente isso não é necessário.

 

Tanto a Alimentação Crua quanto a Cozida podem ser preparadas semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente pelos tutores.

 

Basta que você tenha espaço no seu freezer para manter as porções congeladas em sacos plásticos ou potes e se lembrar de tirar do seu aparelho de 12 a 24h antes do consumo, para que a porção descongele e você alimente seu peludo.

 

No mais, você só precisará colocar a comida no potinho onde seu pet se alimenta e acrescentar alguns complementos que tem a função de suplementar e manter tudo bem balanceado e saudável.

Além do mais, há empresas que fazem o cardápio personalizado para seu pet. É só enviar o cardápio calculado para ele, que eles enviarão as marmitinhas já prontas para sua residência.

 

Ou seja, não é preciso ir para cozinha todos os dias ou se tornar um Chef, pois é tudo muito simples de se preparar.

 

 

Tenho que levar meu pet ao veterinário para obter um cardápio específico?

Embora muita gente não o faça, uma consulta regular ao veterinário, é sempre recomendada. Saber como está a saúde dos nossos pets é super importante. Eu vou precisar de todos os exames recentes do seu peludo, isso para eu poder elaborar a dieta dele. Cada animal, recebe uma dieta específica. NÃO HÁ uma receita padrão, há índices, mas a combinação e a suplementação podem variar. A dieta é elaborada de acordo com as necessidades de cada animal, por isso é importante que você me informe qual o estado de saúde do seu animal e isso, somente um Médico Veterinário de confiança poderá dizer.

 

A Cão Integral não faz diagnóstico de doenças. Trabalhamos em cima das informações médicas que os tutores nos passam. Por isso, é importante que o Veterinário do seu bichinho saiba que ele vai começar uma nova dieta.

Ele não precisará ter conhecimento de nutrição ou terá que participar da nossa conversa, mas é importante que ele saiba sobre a forma de dieta que você escolheu para seu pet.

 

Se ele discordar da dieta por algum motivo, peça para que ele entre em contato conosco e nos questione, caso ele tenha alguma dúvida ou pergunta a fazer. Estamos a disposição para ouvir a todos! :)

Qual o trabalho da Cão Integral?

Simples: É formular uma dieta para o seu animal de acordo com as necessidades dele, podendo ser uma dieta para cães que precisam de uma formulação especial ou elaborando um cardápio individualizado para que seja atingido o máximo do potencial genético de cada pet.

 

O público alvo da Cão Integral são as pessoas que querem oferecer comida com a responsabilidade de que não falte ou exceda nenhum nutriente para seu animal. Além disso, animais com patologias/doenças, jamais devem comer cardápios sem balanceamento específico (Clique aqui para saber em que casos podemos ajudar).

 

Meu trabalho funciona da seguinte forma: marcamos uma conversa onde peço para que me disponibilize 1 hora  do seu tempo (tempo médio, podendo variar), pois vou entrevistá-lo e pegar o máximo de informações sobre seu pet.

Durante meu atendimento, você poderá esclarecer todas e quaisquer dúvidas. Explicarei um pouco sobre as dietas e darei a minha recomendação para o seu animal.

Após uma análise  de todas as informações e das condições de saúde dele, em um prazo máximo de 7 dias, enviarei a dieta que decidimos ser mais adequada a ele.

Por vezes, se houver necessidade, posso recomendar o uso de nutracêuticos e a suplementação é obrigatória (mas pode ser personalizada).  Não prescrevo medicamentos e nem faço diagnósticos.

Serão especificadas as quantidades, como administrar os suplementos e também costumo incluir algumas receitas de petiscos, para aqueles pets que não vivem sem uma coisinha diferente para beliscar! ;)

 

Se o seu animal está doente, o primeiro passo é leva-lo a um veterinário de confiança para fazer o tratamento da doença. Somos parceiros dos veterinários e em hipótese alguma haverá interferência em tratamentos, afinal não há alimentação que substitua o tratamento médico, a dieta apenas complementa este tratamento.

 

Por isso, fique tranquilo, a  Alimentação vai ajudar para que seu bicho de estimação fique ainda mais saudável.

 

Se quiser agendar uma elaboração de cardápio, clique no campo "Contate-nos" e envie sua mensagem.

 

Aguardo você!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gatos também são atendidos?

Gatos são super companheiros e é super importante que eles recebam uma alimentação adequada. Porém, gatos têm se mostrado um pouco mais resistentes a se adaptarem a uma dieta diferente da usual por eles desde filhotes. 

Mas, se você é um tutor que ainda assim quiser junto comigo, tentar introduzir a uma comidinha com muito mais carne e água, como seria a ideal para uma "oncinha" doméstica,  você e seu bichano serão super bem vindos!

bottom of page